Fundamentos da Coleção
Raízes

 

O combate ao racismo e a promoção da educação antirracista estão presentes nos principais documentos brasileiros, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Em 2003, foi criada a Lei nº. 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, bem como a educação das relações étnico-raciais na educação básica (pública e privada).

Considerações importantes

O material mergulha em um universo de conhecimento sobre cultura indígenas e suas relações com a estrutura social brasileira atual.

O material é um rico convite à reflexão sobre os povos originários, que ocupam o território que chamamos de Brasil.

Propõe troca de ideias para debates e momentos de interações, ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, para retomar as conteúdos e ajudar na assimilação dos conhecimentos, a cada capítulo, propomos questões reflexivas e que revisem o conteúdo de forma integrada.
Consideramos a diversidade e as vivências a partir da perspectiva centrada nos povos estudados.

 

Conheça a Raízes

 

Mergulhamos em um universo de conhecimento sobre culturas indígenas, africana e afro-africana e suas relações com a estrutura social brasileira atual. O material é um rico convite à reflexão sobre os povos originários, que ocupam o território que chamamos de Brasil muito antes da construção desse país e fazem dele uma nação pluriétnica.

O objetivo da coleção é fortalecer a cultura anti-racista no ambiente escolar e em posterior vida adulta, contribuindo com uma sociedade melhor e com mais equidade. Com material interativo e dinâmico e atividades que geram engajamento e promovem a discussão sobre temas relacionados à história, geografia, língua portuguesa e sociologia,.

Estrutura

Livro do Aluno

Livro do Professor

Livro da família

Atividades

Jogos

E-books

Quizzes

Recursos Digitais

Formação Continuada de Professores

Plataforma Digital Solis

Assessoria Pedagógica

Videoaulas

Trilhas de aprendizagem

Diferenciais

Fundamentação teórico - metodológica articulada e convergente com a legislação;

Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;

Ensino da cultura africana e afro-africana, com diversas formas de aprender.

Ensino da cultura dos povos originários do Brasil.

Objetivos



 

 

Estrutura

A estrutura da coleção Raízes contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Livro da Família**
Recursos Digitais
Atividades Complementares
Plataforma de Aprendizagem Solis
Quizzes
Jogos Interativos
E-books

Livro do Aluno

Com atividades práticas, o livro do aluno sugere temas que refletem as situações que acontecem no cotidiano, na escola, momentos com a família e entre amigos;

As atividades complementares propostas para alunos do Ensino Fundamental, são apresentados na forma de jogos, exercícios mão na massa, troca de ideias, brincadeiras para serem realizadas em grupo e diversas atividades interativas.

 

Livro do Professor

O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Raízes, orientações e sugestões para a organização do espaço e tempo, para os períodos de adaptação, para reuniões com os pais e outras rotinas da Educação.

Livro da Família

O livro para a família efetiva um trabalho compartilhado e apresenta, para pais e familiares como o mundo da criança está sendo ampliado. **Livro da família é exclusivo apenas o Ensino Fundamental Anos Iniciais.

 

Plataforma de aprendizagem
Solis

Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.

Alguns recursos:

Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos

 

Jogos

Jogos incríveis que desenvolvem habilidades de comunicação de forma atrativa e lúdica.

Quizzes

Pensando no aprendizado com base em gamificação, desenvolvemos quizzes para testar e aprimorar o conhecimento dos alunos, de forma interativa e divertida.

E-books

Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos.

Videoaulas

Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial.

* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf