-
A importância de se trabalhar com a cultura dos povos originários, indígenas e negros na educação básica no Brasil é imensurável. Essas culturas são fundamentais para a construção da identidade e da diversidade cultural do país, e reconhecê-las e valorizá-las é um passo decisivo para uma educação mais inclusiva, justa e equitativa.
Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais
Fundamentos da Coleção
Raízes
O combate ao racismo e a promoção da educação antirracista estão presentes nos principais documentos brasileiros, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Em 2003, foi criada a Lei nº. 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, bem como a educação das relações étnico-raciais na educação básica (pública e privada).
Considerações importantes
O material mergulha em um universo de conhecimento sobre cultura indígenas e suas relações com a estrutura social brasileira atual. | |
O material é um rico convite à reflexão sobre os povos originários, que ocupam o território que chamamos de Brasil. |
|
Propõe troca de ideias para debates e momentos de interações, ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, para retomar as conteúdos e ajudar na assimilação dos conhecimentos, a cada capítulo, propomos questões reflexivas e que revisem o conteúdo de forma integrada. | |
Consideramos a diversidade e as vivências a partir da perspectiva centrada nos povos estudados. |
Conheça a Raízes
Mergulhamos em um universo de conhecimento sobre culturas indígenas, africana e afro-africana e suas relações com a estrutura social brasileira atual. O material é um rico convite à reflexão sobre os povos originários, que ocupam o território que chamamos de Brasil muito antes da construção desse país e fazem dele uma nação pluriétnica.
O objetivo da coleção é fortalecer a cultura anti-racista no ambiente escolar e em posterior vida adulta, contribuindo com uma sociedade melhor e com mais equidade. Com material interativo e dinâmico e atividades que geram engajamento e promovem a discussão sobre temas relacionados à história, geografia, língua portuguesa e sociologia,.
Estrutura
Livro do Aluno
Livro do Professor
Livro da família
Atividades
Jogos
E-books
Quizzes
Recursos Digitais
Formação Continuada de Professores
Plataforma Digital Solis
Assessoria Pedagógica
Videoaulas
Trilhas de aprendizagem
Diferenciais
Fundamentação teórico - metodológica articulada e convergente com a legislação;
Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;
Ensino da cultura africana e afro-africana, com diversas formas de aprender.
Ensino da cultura dos povos originários do Brasil.
Objetivos
Estrutura
A estrutura da coleção Raízes contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Livro da Família**
Recursos Digitais
Atividades Complementares
Plataforma de Aprendizagem Solis
Quizzes
Jogos Interativos
E-books
Livro do Aluno
Com atividades práticas, o livro do aluno sugere temas que refletem as situações que acontecem no cotidiano, na escola, momentos com a família e entre amigos; | |
As atividades complementares propostas para alunos do Ensino Fundamental, são apresentados na forma de jogos, exercícios mão na massa, troca de ideias, brincadeiras para serem realizadas em grupo e diversas atividades interativas. |
Livro do Professor
O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Raízes, orientações e sugestões para a organização do espaço e tempo, para os períodos de adaptação, para reuniões com os pais e outras rotinas da Educação. |
Livro da Família
O livro para a família efetiva um trabalho compartilhado e apresenta, para pais e familiares como o mundo da criança está sendo ampliado. **Livro da família é exclusivo apenas o Ensino Fundamental Anos Iniciais. |
Plataforma de aprendizagem
Solis
Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.
Alguns recursos:
Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos
Jogos
Jogos incríveis que desenvolvem habilidades de comunicação de forma atrativa e lúdica. |
Quizzes
Pensando no aprendizado com base em gamificação, desenvolvemos quizzes para testar e aprimorar o conhecimento dos alunos, de forma interativa e divertida. |
E-books
Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos. |
Videoaulas
Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial. |
* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf