Fundamentos da Coleção
Despertar

 

Além do resultado positivo na persistência e no sucesso escolar do aluno, o desenvolvimento socioemocional está diretamente relacionado à realização de projetos de vida, como continuidade do aprendizado após a educação básica, empregabilidade e outras variáveis ​​associadas ao bom desempenho acadêmico, sem esquecer dos aspectos ligados ao bem-estar dos alunos, como a saúde e os relacionamentos interpessoais e o desenvolvimento das softskills necessárias para o bom convívio em sociedade. A coleção Despertar foi desenvolvida para auxiliar os professores e familiares no desenvolvimento cognitivo e na construção da autoconfiança do aluno.

Você sabia?

Alunos podem apresentar um rendimento mínimo de 7 pontos* em suas notas médias, em geral 3 pontos para Linguagens e suas Tecnologias e 4 pontos para Matemática e suas Tecnologias.

Elevação no SAEB pode chegar a mais de 13 pontos* no desempenho médio do aluno.

Olhar para o aluno, respeitando as diferenças e estimulando a autoconfiança nas diversas e inúmeras formas de sua manifestação.

 

Conheça a Despertar

 

Educar é ir além dos conhecimentos sobre o mundo e como tudo funciona. É desenvolver nas crianças e adolescentes competências e habilidades sociais e emocionais essenciais para uma vida bem-sucedida em realização pessoal, relacionamentos positivos, saúde e bem-estar, autonomia, ser uma diferença positiva no mundo, dentre outros objetivos. Essas conquistas são resultado de uma formação completa e sólida na aquisição de conhecimentos atualizados e do desenvolvimento das habilidades socioemocionais como: comunicação, cooperação, diálogo, ética, flexibilidade, inteligência, emocional, empatia, liderança.

Estrutura

Educação Infantil

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Médio

Formação para Professores

Plataforma Digital

Livro do Aluno

Livro do Professor

Livro da Família

Jogo de cartas

Recursos digitais (Oed's)

Atividades complementares

Diferenciais

Conteúdo elaborado por professores especialista em Educação Socioemocional

Fundamentado nas diretrizes da BNCC** e do CASEL

Visa aos objetivos da Educação Socioemocional de desenvolver habilidades e estratégias para a expressão
e o controle das emoções

 

Objetivos

 

Estrutura

A estrutura da coleção Despertar Socioemocional contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Livro da Família
Plataforma de Aprendizagem Solis
Jogos
E-books e Quizzes

Livro do Aluno

As atividades sugeridas ao longo do capítulo são práticas e refletem as situações que acontecem cotidianamente na escola, com a família, entre amigos

As atividades complementares propostas para alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais são apresentados na forma de jogos, exercícios mão na massa, troca de ideias, brincadeiras para serem realizadas em grupo etc

Livro do Professor

O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Despertar, orientações e sugestões para aprofundar o assunto.

Livro da Família

O Livro da família contém o material do aluno e a fundamentação da Coleção Despertar, com orientações para aprofundar o assunto, conectando a família com o aluno e a escola.

Plataforma de aprendizagem
Solis

Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.

Alguns recursos:

Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos

 

Jogos

Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções.

Quizzes

Pensando no aprendizado com base em gamificação, desenvolvemos quizzes para testar e aprimorar o conhecimento dos alunos, de forma interativa e divertida.

E-books

Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos.

Videoaulas

Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial.

* Dados obtidos do estudo: Habilidades Socioemocionais e Aprendizado Escolar: evidências a partir de um estudo em larga escala, disponível em: https://www.anpec.org.br/encontro/2017/submissao/files_I/i12-5b3bec770ff9458b47ef17a5a6605d0f.pdf
** BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf