-
Uma coleção de informações amplas que leva em conta o respeito pelas diversas maneiras como os professores trabalham e pela diversidade dos alunos no desenvolvimento da cultura física. Inclui diferentes maneiras de ensinar e abordagens que levam em consideração o ritmo individual de cada aluno.
Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais
Fundamentos da Coleção
Praticar
Nas últimas décadas, mudou-se a maneira como vemos a Educação Física na escola. Agora, ela se preocupa com as emoções, a cultura, o conhecimento, além do corpo. No entanto, enfrenta desafios por causa de ideias erradas que muita gente tem sobre ela. Apresentamos a coleção Praticar, adaptada para atender às novas regras da educação. Ao contemplar as dimensões psicológicas, sociocultural, cognitiva e afetiva em sua prática, ela passou a conceber um trabalho de forma integral dos alunos, não apenas focado no corpo. A Educação Física ainda enfrenta diversas barreiras para se firmar como instrumento didático, pois é permeada por estereótipos historicamente construídos e propagados. Reformulada com base nas especificidades exigidas pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC*).
Considerações importantes
Compreendemos que a interação e o esporte são os pontos de partida para o trabalho com as relações sociais, afetivas e lúdicas, indispensáveis ao processo do desenvolvimento do aluno. | |
Valoriza a diversidade de habilidades individuais, pois todos terão a oportunidade de participar das atividades de forma inclusiva, respeitando o ritmo de cada um. |
|
Buscamos propor e produzir alternativas para experimentar esportes que não estejam disponíveis ou acessíveis na comunidade, assim como outras práticas corporais tematizadas na escola. | |
Promove experiências diversificadas, ampliando o universo das vivências e dos conhecimentos. |
Conheça a Praticar
Estruturamos a coleção com um texto abrangente, que considera o respeito à pluralidade do trabalho docente e da dinâmica discente no desenvolvimento da cultura corporal, de modo a se valer de diferentes visões e abordagens metodológicas que podem ser realizadas em estruturas e espaços diversos e com múltiplos recursos. Por essas razões, a coleção é uma coletânea de propostas pautadas por metodologias e abordagens que priorizam a importância do respeito diante da identificação de contradições e a formulação de novas sínteses para atender à diversidade.
Estrutura
Livro do Aluno
Livro do Professor
Atividades
Jogos
E-books
Quizzes
Recursos Digitais
Formação Continuada de Professores
Plataforma digital Solis
Assessoria Pedagógica
Videoaulas
Trilhas de Aprendizagem
Diferenciais
Fundamentação teórico - metodológica articulada e convergente com a legislação;
Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;
Desenvolve a autoconfiança e as habilidades motoras;
Facilita o processo de aprendizagem, melhora a capacidade de concentração, estimula o raciocínio lógico.
Objetivos
Estrutura
A estrutura da coleção Praticar contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Recursos Digitais
Atividades Complementares
Plataforma de Aprendizagem Solis
Quizzes
Jogos Interativos
E-books
Livro do Aluno
Apresenta atividades de forma lúdica e adaptada de acordo com a faixa etária a que se destina. | |
As atividades complementares propostas para alunos do Ensino Fundamental, são apresentados na forma de jogos, exercícios sequência didática, conversa sobre o tema, registro de atividades, interagindo e outras diversas atividades interativas. |
Livro do Professor
O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Praticar, orientações e sugestões para a organização do espaço e tempo, para os períodos de adaptação, para reuniões com os pais e outras rotinas da Educação. |
Plataforma de aprendizagem
Solis
Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.
Alguns recursos:
Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos
Jogos
Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções. |
Quizzes
Em um quizz, por norma, os alunos devem responder as perguntas apenas com um termo afirmativo ou negativo, como por exemplo “certo ou “errado, “sim” ou “não”, e etc. |
E-books
Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos. |
Videoaulas
Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial. |
* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf