Fundamentos da Coleção
Praticar

 

Nas últimas décadas, mudou-se a maneira como vemos a Educação Física na escola. Agora, ela se preocupa com as emoções, a cultura, o conhecimento, além do corpo. No entanto, enfrenta desafios por causa de ideias erradas que muita gente tem sobre ela. Apresentamos a coleção Praticar, adaptada para atender às novas regras da educação. Ao contemplar as dimensões psicológicas, sociocultural, cognitiva e afetiva em sua prática, ela passou a conceber um trabalho de forma integral dos alunos, não apenas focado no corpo. A Educação Física ainda enfrenta diversas barreiras para se firmar como instrumento didático, pois é permeada por estereótipos historicamente construídos e propagados. Reformulada com base nas especificidades exigidas pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC*).

Considerações importantes

Compreendemos que a interação e o esporte são os pontos de partida para o trabalho com as relações sociais, afetivas e lúdicas, indispensáveis ao processo do desenvolvimento do aluno.

Valoriza a diversidade de habilidades individuais, pois todos terão a oportunidade de participar das atividades de forma inclusiva, respeitando o ritmo de cada um.

Buscamos propor e produzir alternativas para experimentar esportes que não estejam disponíveis ou acessíveis na comunidade, assim como outras práticas corporais tematizadas na escola.
Promove experiências diversificadas, ampliando o universo das vivências e dos conhecimentos.

 

Conheça a Praticar

 

Estruturamos a coleção com um texto abrangente, que considera o respeito à pluralidade do trabalho docente e da dinâmica discente no desenvolvimento da cultura corporal, de modo a se valer de diferentes visões e abordagens metodológicas que podem ser realizadas em estruturas e espaços diversos e com múltiplos recursos. Por essas razões, a coleção é uma coletânea de propostas pautadas por metodologias e abordagens que priorizam a importância do respeito diante da identificação de contradições e a formulação de novas sínteses para atender à diversidade.

Estrutura

Livro do Aluno

Livro do Professor

Atividades

Jogos

 E-books

 Quizzes

Recursos Digitais

Formação Continuada de Professores

Plataforma digital Solis

Assessoria Pedagógica

Videoaulas

Trilhas de Aprendizagem

Diferenciais

Fundamentação teórico - metodológica articulada e convergente com a legislação;

Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;

Desenvolve a autoconfiança e as habilidades motoras;

Facilita o processo de aprendizagem, melhora a capacidade de concentração, estimula o raciocínio lógico.

Objetivos

 

 

Estrutura

A estrutura da coleção Praticar contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Recursos Digitais
Atividades Complementares
Plataforma de Aprendizagem Solis
Quizzes
Jogos Interativos
E-books

Livro do Aluno

Apresenta atividades de forma lúdica e adaptada de acordo com a faixa etária a que se destina.



As atividades complementares propostas para alunos do Ensino Fundamental, são apresentados na forma de jogos, exercícios sequência didática, conversa sobre o tema, registro de atividades, interagindo e outras diversas atividades interativas.

 

Livro do Professor

O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Praticar, orientações e sugestões para a organização do espaço e tempo, para os períodos de adaptação, para reuniões com os pais e outras rotinas da Educação.

Plataforma de aprendizagem
Solis

Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.

Alguns recursos:

Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos

 

Jogos

Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções.

Quizzes

Em um quizz, por norma, os alunos devem responder as perguntas apenas com um termo afirmativo ou negativo, como por exemplo “certo ou “errado, “sim” ou “não”, e etc.

E-books

Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos.

Videoaulas

Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial.

* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf