Fundamentos da Coleção
Entrelaços
A coleção Entrelaços propõe ações e interações, experiências e vivências que permitem à criança conhecer a si e ao outro, receber informações e processá-las, traduzir conhecimentos em práticas saudáveis e aproximar-se do mundo letrado. As atividades estão organizadas em situações concretas e alinhadas com os interesses infantis: reconhecer-se, interagir, brincar, criar hipóteses, movimentar-se, comparar, imaginar, manifestar preferências e escolhas, julgar, construir.
Considerações importantes
Compreendemos que a interação e a brincadeira são os pontos de partida para o trabalho com as relações sociais, afetivas e lúdicas, indispensáveis ao processo do desenvolvimento infantil. | |
Desenvolve a socialização, a autonomia e a comunicação. |
|
Propõe brincadeiras para o desenvolvimento integral incluindo a expressão dos afetos. | |
Promove experiências diversificadas, ampliando o universo das vivências e dos conhecimentos. |
Conheça o Entrelaços
Inovar na Educação Infantil significa respeitar profundamente os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas. A criança é a protagonista dos livros da coleção Entrelaços. É ela quem cria, interage, vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, fantasia, aprende e experimenta, narra e constrói sentidos. A coleção Entrelaços, consonante com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, está direcionada pelos direitos de aprendizagem citados.
Estrutura
Livro do Aluno
Livro do Professor
Livro da família
Guia Anual do Professor
Portfólio
Recursos Digitais
Formação Continuada de Professores
Plataforma Digital Solis
Assessoria Pedagógica
Mídia digital com músicas e contos infantis
Material Complementar
Calendário
Qual é minha altura?
Aniversariantes do mês
Chamadinha
Sinalizador de porta
Ajudante do dia
Partes do corpo
Diferenciais
Fundamentação teórico - metodológica articulada e convergente com a legislação;
Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;
Cantigas, canções, parlendas e trovas do nosso patrimônio cultural estão presentes em todo livro;
As interações e as brincadeiras são os pontos de partida.
A criança é a protagonista dos livros da coleção Entrelaços
Estrutura
A estrutura da coleção Entrelaços contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Recursos Digitais
Atividades Complementares
Plataforma de Aprendizagem Solis
Videoaulas
Jogos Digitais
Guia de Orientações Didáticas do Professor
Livro do Aluno
O material é tão somente o registro do que a criança experimentou, brincou, participou. Cantigas, canções, parlendas e trovas de nosso patrimônio cultural estão presentes em todos os livros. | |
O projeto gráfico-editorial privilegia a narrativa da criança sobre sua vivência na escola |
Livro do Professor
O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Entrelaços, orientações e sugestões para a organização do espaço e tempo, para os períodos de adaptação, para reuniões com os pais e outras rotinas da Educação Infantil. |
Livro da Família
O livro para a família efetiva um trabalho compartilhado e apresenta, para pais e familiares como o mundo da criança está sendo ampliado. |
Plataforma de aprendizagem
Solis
Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.
Alguns recursos:
Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos
Jogos
Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções. |
Quizzes
Em um quizz, por norma, os alunos devem responder as perguntas apenas com um termo afirmativo ou negativo, como por exemplo “certo ou “errado, “sim” ou “não”, e etc. |
E-books
Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos. |
Videoaulas
Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial. |
* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf