Fundamentos da Coleção
Entrelaços

 

A coleção Entrelaços propõe ações e interações, experiências e vivências que permitem à criança conhecer a si e ao outro, receber informações e processá-las, traduzir conhecimentos em práticas saudáveis e aproximar-se do mundo letrado. As atividades estão organizadas em situações concretas e alinhadas com os interesses infantis: reconhecer-se, interagir, brincar, criar hipóteses, movimentar-se, comparar, imaginar, manifestar preferências e escolhas, julgar, construir.

Considerações importantes

Compreendemos que a interação e a brincadeira são os pontos de partida para o trabalho com as relações sociais, afetivas e lúdicas, indispensáveis ao processo do desenvolvimento infantil.

Desenvolve a socialização, a autonomia e a comunicação.

Propõe brincadeiras para o desenvolvimento integral incluindo a expressão dos afetos.
Promove experiências diversificadas, ampliando o universo das vivências e dos conhecimentos.

Conheça o Entrelaços

 

Inovar na Educação Infantil significa respeitar profundamente os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas. A criança é a protagonista dos livros da coleção Entrelaços. É ela quem cria, interage, vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, fantasia, aprende e experimenta, narra e constrói sentidos. A coleção Entrelaços, consonante com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, está direcionada pelos direitos de aprendizagem citados.

Estrutura

 Livro do Aluno

 Livro do Professor

 Livro da família

Guia Anual do Professor

Portfólio

Recursos Digitais

Formação Continuada de Professores

 Plataforma Digital Solis

 Assessoria Pedagógica

Mídia digital com músicas e contos infantis

Material Complementar

Calendário

Qual é minha altura?

Aniversariantes do mês

Chamadinha

Sinalizador de porta

Ajudante do dia

Partes do corpo

Diferenciais

Fundamentação teórico - metodológica articulada e convergente com a legislação;

Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;

Cantigas, canções, parlendas e trovas do nosso patrimônio cultural estão presentes em todo livro;

As interações e as brincadeiras são os pontos de partida.

A criança é a protagonista dos livros da coleção Entrelaços



 

 

Estrutura

A estrutura da coleção Entrelaços contempla:
 Livro do Aluno
 Livro do Professor
 Recursos Digitais
 Atividades Complementares
 Plataforma de Aprendizagem Solis
 Videoaulas
 Jogos Digitais
 Guia de Orientações Didáticas do Professor

Livro do Aluno

O material é tão somente o registro do que a criança experimentou, brincou, participou.

Cantigas, canções, parlendas e trovas de nosso patrimônio cultural estão presentes em todos os livros.

O projeto gráfico-editorial privilegia a narrativa da criança sobre sua vivência na escola

 

Livro do Professor

O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Entrelaços, orientações e sugestões para a organização do espaço e tempo, para os períodos de adaptação, para reuniões com os pais e outras rotinas da Educação Infantil.

Livro da Família

O livro para a família efetiva um trabalho compartilhado e apresenta, para pais e familiares como o mundo da criança está sendo ampliado.

 

Plataforma de aprendizagem
Solis

Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.

Alguns recursos:

Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos

 

Jogos

Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções.

Quizzes

Em um quizz, por norma, os alunos devem responder as perguntas apenas com um termo afirmativo ou negativo, como por exemplo “certo ou “errado, “sim” ou “não”, e etc.

E-books

Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos.

Videoaulas

Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial.

* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf