Fundamentos da Coleção
Despertar
Além do resultado positivo na persistência e no sucesso escolar do aluno, o desenvolvimento socioemocional está diretamente relacionado à realização de projetos de vida, como continuidade do aprendizado após a educação básica, empregabilidade e outras variáveis associadas ao bom desempenho acadêmico, sem esquecer dos aspectos ligados ao bem-estar dos alunos, como a saúde e os relacionamentos interpessoais e o desenvolvimento das softskills necessárias para o bom convívio em sociedade. A coleção Despertar foi desenvolvida para auxiliar os professores e familiares no desenvolvimento cognitivo e na construção da autoconfiança do aluno.
Você sabia?
Alunos podem apresentar um rendimento mínimo de 7 pontos* em suas notas médias, em geral 3 pontos para Linguagens e suas Tecnologias e 4 pontos para Matemática e suas Tecnologias. | |
Elevação no SAEB pode chegar a mais de 13 pontos* no desempenho médio do aluno. |
|
Olhar para o aluno, respeitando as diferenças e estimulando a autoconfiança nas diversas e inúmeras formas de sua manifestação. |
Conheça a Despertar
Educar é ir além dos conhecimentos sobre o mundo e como tudo funciona. É desenvolver nas crianças e adolescentes competências e habilidades sociais e emocionais essenciais para uma vida bem-sucedida em realização pessoal, relacionamentos positivos, saúde e bem-estar, autonomia, ser uma diferença positiva no mundo, dentre outros objetivos. Essas conquistas são resultado de uma formação completa e sólida na aquisição de conhecimentos atualizados e do desenvolvimento das habilidades socioemocionais como: comunicação, cooperação, diálogo, ética, flexibilidade, inteligência, emocional, empatia, liderança.
Estrutura
Educação Infantil
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ensino Médio
Formação para Professores
Plataforma Digital
Livro do Aluno
Livro do Professor
Livro da Família
Jogo de cartas
Recursos digitais (Oed's)
Atividades complementares
Diferenciais
Conteúdo elaborado por professores especialista em Educação Socioemocional
Fundamentado nas diretrizes da BNCC** e do CASEL
Visa aos objetivos da Educação Socioemocional de desenvolver habilidades e estratégias para a expressão e o controle das emoções
Objetivos
Estrutura
A estrutura da coleção Despertar Socioemocional contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Livro da Família
Plataforma de Aprendizagem Solis
Jogos
E-books e Quizzes
Livro do Aluno
As atividades sugeridas ao longo do capítulo são práticas e refletem as situações que acontecem cotidianamente na escola, com a família, entre amigos | |
As atividades complementares propostas para alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais são apresentados na forma de jogos, exercícios mão na massa, troca de ideias, brincadeiras para serem realizadas em grupo etc |
Livro do Professor
O Livro do professor reproduz o material do aluno e contém toda fundamentação da Coleção Despertar, orientações e sugestões para aprofundar o assunto. |
Livro da Família
O Livro da família contém o material do aluno e a fundamentação da Coleção Despertar, com orientações para aprofundar o assunto, conectando a família com o aluno e a escola. |
Plataforma de aprendizagem
Solis
Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.
Alguns recursos:
Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos
Jogos
Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções. |
Quizzes
Pensando no aprendizado com base em gamificação, desenvolvemos quizzes para testar e aprimorar o conhecimento dos alunos, de forma interativa e divertida. |
E-books
Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos. |
Videoaulas
Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial. |
* Dados obtidos do estudo: Habilidades Socioemocionais e Aprendizado Escolar: evidências a partir de um estudo em larga escala, disponível em: https://www.anpec.org.br/encontro/2017/submissao/files_I/i12-5b3bec770ff9458b47ef17a5a6605d0f.pdf
** BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf