Fundamentos da Coleção
Codificar

 

A tecnologia é a chave para a desbloquear o potencial de mão de obra qualificada, um fato refletido em políticas públicas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC*) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS*). A BNCC* enfatiza a importância de entender, usar e criar tecnologias digitais de maneira crítica, reflexiva e ética. No entanto, o letramento digital vai além do simples uso da tecnologia. Temos um compromisso com a excelência na educação. Nosso objetivo é capacitar os estudantes a compreenderem a tecnologia e construírem soluções práticas e eficazes na resolução de desafios reais. Queremos que nossos alunos se destaquem desenvolvendo novas formas de criar, tornando-os líderes em inovação e solucionadores de problemas.

Considerações importantes

Temos um compromisso com a excelência na educação. Nosso objetivo é capacitar os estudantes a compreenderem a tecnologia e construírem soluções práticas e eficazes na resolução de desafios reais.

Queremos que nossos alunos se destaquem desenvolvendo novas formas de criar, tornando-os líderes em inovação e solucionadores de problemas.

Para apoiar o ensino, oferecemos um livro do professor que fornece orientações metodológicas gerais e específicas, com detalhes da conexão com a BNCC* e os ODS*.
Com a Coleção Codificar e nossos recursos digitais, estamos preparando alunos e professores para enfrentar os desafios tecnológicos atuais. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante e conectado.

 

Conheça a Codificar

 

A Coleção Codificar tem um objetivo claro: formar jovens com pensamento lógico-matemático e pensamento computacional, capacitando-os a desenvolver soluções inovadoras para desafios tecnológicos e contribuir para o progresso de suas comunidades. A BNCC* enfatiza a importância de entender, usar e criar tecnologias digitais de maneira crítica, reflexiva e ética. No entanto, o letramento digital vai além do simples uso da tecnologia. Temos um compromisso com a excelência na educação.

Estrutura

Livro do Aluno

Livro do Professor

Atividades

Jogos

E-books

Quizzes

Ambiente de Simulação Digital

Recursos Digitais

Formação Continuada de Professores

Plataforma digital Solis

Assessoria Pedagógica

Videoaulas

Ambientes de Simulados

Trilhas de Aprendizagem

Diferenciais

Recursos interativos para enriquecer o aprendizado de linguagens de programação;

Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;

Exercícios práticos de Lógica e Programação;

Exercícios teóricos.

Objetivos

 

 

Estrutura

A estrutura da coleção Codificar contempla:
Livro do Aluno
Livro do Professor
Recursos Digitais
Atividades Complementares
Plataforma de Aprendizagem Solis
Quizzes
Jogos Interativos
E-books

Livro do Aluno

O Livro do Aluno é cuidadosamente estruturado em 4 unidades, cada uma delas subdividida em capítulos que se adaptam às diferentes séries escolares. Os temas abordados foram minuciosamente selecionados para estarem em perfeita sintonia com as habilidades delineadas na BNCC* e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS*) presentes em todos os componentes curriculares ao longo do ensino médio.


 

Livro do Professor

Para apoiar o ensino, oferecemos um livro do professor que fornece orientações metodológicas gerais e específicas, conexão com a BNCC* e os ODS*, além de comentários página a página sobre o livro do aluno.

Plataforma de aprendizagem
Solis

Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.

Alguns recursos:

Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos

 

Jogos

Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções.

Quizzes

Em um quizz, por norma, os alunos devem responder as perguntas apenas com um termo afirmativo ou negativo, como por exemplo “certo ou “errado, “sim” ou “não”, e etc.

E-books

Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos.

Videoaulas

Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial.

* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf