-
O projeto Biblioteca Aventura na Leitura tem como objetivo apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico implantado nas escolas, além de contribuir na formação de leitores capazes de interpretar as várias camadas de um texto, promovendo o acesso ao conhecimento disponível nos livros e materiais interativos e desenvolvendo o domínio crítico da linguagem entre os alunos, vinculado a cultura da leitura e escrita, estimulando no ensino, o uso coletivo de bens públicos, como livros,
Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
Fundamentos da Coleção
Aventura na Leitura
Na escola, os alunos podem conhecer literaturas de várias regiões do Brasil, de outros países e de outras épocas. O professor, ao comentar discutir e indicar obras literárias, reforça a importância e valor da leitura para a formação humana. Enquanto ciência, a literatura representa uma forma de elucidação de conceitos, funcionando como um confronto ao senso comum.
Considerações importantes
Com temas enriquecedores, proporciona experiências que garantem a expressividade e autoconfiança na aprendizagem dos alunos. | |
Possibilita a ressignificação dos espaços de leitura, integrando a literatura às diferentes linguagens |
|
Aprimora e desenvolve as competências leitora, matemática, de letramento científico e de atuação cidadã crítica e autônoma. |
Conheça a Biblioteca Aventura na Leitura
Com o propósito de criar um acervo de livros nas instituições, nosso foco é apoiar, incrementar e fortalecer a formação de leitores-fruidores, isto é, desenvolver a capacidade crítico-analítico e promover o acesso ao conhecimento disponível nos livros e a familiaridade de diferentes linguagens entre os alunos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como solidariedade, empatia e a cooperação.
Na escola, os alunos podem conhecer literaturas de várias regiões do Brasil, de outros países e de outras épocas. O professor, ao comentar discutir e indicar obras literárias, apregoa a importância e valor da leitura para a formação humana. Enquanto ciência, a Literatura representa uma forma de elucidação de conceitos, funcionando como um confronto ao senso comum.
Estrutura
Livros Educação Infantil
Livros para Ensino Fundamental
Livros para Ensino Médio
Guia de Orientações Metodológicas Gerais
Formação Continuada para professores
Índice de Atividades
Videoaulas para professores
de 300 títulos
Diferenciais
Fundamentação teórico - metodológica articulada e convergente com a legislação;
Fundamentado nas diretrizes da BNCC*;
Obras clássicas adaptadas para o universo do aluno;
Grandes obras da literatura clássica, comentadas com explicações ao longo do texto.
Objetivos
Estrutura
A estrutura da coleção Aventura na Leitura contempla:
Livros Educação Infantil
Livros para Ensino Fundamental
Livros para Ensino Médio
l Guia de Orientações Metodológicas Gerais
Formação Continuada para professores
Índice de atividades
Videoaulas para professores
Guia de Orientações Metodológicas Gerais
Guia impresso, não consumível, de uso do professor com propósito de efetivar a realização de atividades colaborativas, composto por roteiros de encaminhamento metodológico com índice de atividades que apresentem uma abordagem problematizadora, contextualizada e interdisciplinar relacionada ao conteúdo de temas/atividades contempladas nos recursos educacionais da biblioteca. A estrutura construtiva do guia possibilita uma rápida leitura, porém, suficiente e que garanta o entendimento específico e adequado para a aplicação das atividades relacionadas. A utilização do guia promoverá uma transposição didática, dos conhecimentos, de forma significativa com a utilização de todos os recursos educacionais disponíveis na biblioteca de maneira que promova a integração e o interesse dos alunos além de respeitar as necessidades de cada indivíduo. O Guia contempla 20 orientações metodológicas.
O Guia de Orientações Metodológicas Gerais é parte integrante do acervo da biblioteca e o grande diferencial do projeto. Além de apresentar uma retomada histórica sobre a Biblioteca e sua importância na sociedade, as considerações sobre o letramento literário a partir dos documentos normativos da educação, o guia apresenta orientações para o gestor e professor sobre a organização da biblioteca e do acervo, sugestões para a criação de espaços de leitura, a importância do bibliotecário como mediador, além de sugestões de atividades.
Com relação aos documentos normativos, em especial a BNCC, valorizando o protagonismo dos estudantes com destaque aos objetos de conhecimento e campos de experiências, bem como as competências gerais comentadas, item a item e sua relação à cultura da biblioteca escolar.
O guia propõe também, a correlação dos direitos de aprendizagem com o desenvolvimento da competência leitora, especificado conforme a etapa de ensino, para auxiliar o trabalho do professor e da equipe gestora e dos professores.
Em se tratando da organização dos espaços e da biblioteca, a seção “Organização da biblioteca – espaços de leitura” – traz orientações e dicas para criar e estruturar espaços de leitura na escola, além de sequências didáticas e atividades para serem desenvolvidas na escola, com exemplos que vão desde cantinhos de leituras à organização da biblioteca escolar ou da sala de aula.
Com ele, esperamos intensificar o processo de desenvolvimento profissional dos envolvidos e, indiretamente, a formação continuada de professores. E, dessa forma, contribuir com a qualidade das aprendizagens dos alunos que, afinal, é o que justifica todo investimento na aquisição de equipamento cultural, assim como na formação dos profissionais da educação. | |
Nosso grande desafio é contribuir na capacitação dos professores para que eles possam fazer esse trabalho de mediação da literatura com os alunos. |
Plataforma de aprendizagem
Solis
Plataforma de aprendizagem digital, com conteúdos em diversos formatos que irão impulsionar o rendimento escolar dos alunos e apoiar dinâmicas pedagógicas dos professores.
Alguns recursos:
Videoaulas
E-books
Quizzes
Jogos
Jogos
Jogos incríveis que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais nos alunos, os colocando como protagonistas na descoberta das próprias emoções. |
Quizzes
Em um quizz, por norma, os alunos devem responder as perguntas apenas com um termo afirmativo ou negativo, como por exemplo “certo ou “errado, “sim” ou “não”, e etc. |
E-books
Livros em formato digital, em que pode ser lidos em diversos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets, podem ter diversos temas e objetivos. |
Videoaulas
Utilização de vídeos para transmitir o conteúdo aos alunos e/ou professores, permite uma maior interação e dinamismo na aprendizagem, além de facilitar o acesso à educação para quem não pode frequentar uma instituição presencial. |
* BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/ bncc-20dez-site.pdf