Seduc continua com formação em robótica para professores do ensino médio em tempo integral

A formação está acontecendo no Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju, unidade que teve reforma inaugurada com a presença do governador Belivaldo Chagas e do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho

Os professores do ensino médio em tempo integral estão participando nesta quarta-feira, 1º de setembro, de mais uma etapa da formação em robótica, que consiste no treinamento de multiplicadores para uso dos Kits de Robótica, equipamentos que foram distribuídos às escolas que já desenvolvem atividades e trabalham com as disciplinas eletivas na área. A formação está acontecendo no Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju, unidade que teve reforma inaugurada com a presença do governador Belivaldo Chagas e do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Em passagem pelo espaço montado para a formação, o professor Josué Modesto conversou com os professores sobre a importância da iniciação científica, e na ocasião também os parabenizou pela dedicação e entusiasmo em torno das atividades tecnológicas. “Esses kits fazem parte do esforço da Seduc para equipar e montar os laboratórios da área de Ciências, Robótica e Automação nas nossas escolas, proporcionado ambientes que despertam curiosidade, o que é um passo importante para a procura do conhecimento”, declarou o secretário de Estado da Educação.

A professora de Matemática e Física, Karin Scharenberg, que leciona no Centro de Excelência Ulisses Guimarães, em Umbaúba, unidade que oferta o EMTI integrado à Educação Profissional, destacou que a chegada dos kits irá ampliar as possibilidades em torno das intervenções pedagógicas para rotina dos estudantes do ensino médio, “o que vai permitir a interação com outras disciplinas. Para utilizar a robótica, o aluno não necessariamente precisa ter um conhecimento mais aprofundado das áreas de exatas, oportunidade para que todos se apropriem dos equipamentos”, destacou.

Os kits são compostos pelas seguintes especificidades: medidas elétricas, eletrotécnica, bancada de simulação de quadros de comando, banco de motores, instalações elétricas residenciais e prediais; laboratório de acionamento elétrico, contendo bancada principal, controlador lógico programável, kit didático de controle de velocidade de motores, bancada didática de máquinas elétricas rotativas, planta didática para controle de vazão; laboratório de hidráulica e pneumática, com bancada de treinamento em pneumática/eletropneumática, bancada de treinamento em hidráulica/eletro-hidráulica.

Formação

De acordo com o formador Jocelúcio Xavier, da Astral Científica, empresa que atua no fornecimento de soluções didático-pedagógicas com tecnologias e inovação para instituições de ensino, esse segundo momento formativo é direcionado para o treinamento em sítios. “Cada professor será um multiplicador, e aqui eles desenvolvem protótipos que estão orientados pelo manual do professor e do aluno, norteados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde eles começam a enxergar novas condições de ensino da teoria na prática, em que o estudante pode aprender brincando”.

A coordenadora de Infraestrutura do Núcleo de Educação em Tempo Integral da Seduc (Ngeti), professora Mônica Rodrigues, informa que a programação formativa segue até sexta-feira, 3. Ela ainda reforçou que o conhecimento adquirido pelos professores multiplicadores será transmitido a professores de todas as áreas de conhecimento, “o que movimenta toda a escola, independentemente das disciplinas com que eles estejam envolvidos, o que já é contemplado no Novo Ensino Médio”.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

2 thoughts on “Seduc continua com formação em robótica para professores do ensino médio em tempo integral

  1. Vou começar um eletiva de robótica, sou da área de física , na escola temos o kit da Inca mais sou leigo em robótica, vocês tem algum treinamento online, vídeos tutoriais etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.